Thursday, February 8, 2007

Náusea (III)

Hoje é dia de folga!! Quer dizer, a náusea diária não atacou tão forte. Depois de uma manhã tenebrosa de chuva, o sol brilha como se fosse Primavera. Só faltam mesmo os passarinhos. Para mim, durante muitos anos, esta estação era demasiado forte, dava cabo de mim. Agora, qualquer uma faz esse efeito, excepto o verão, em que consigo "esquecer" que o mundo em que vivo habitualmente existe...
Por que é que o bom senso se tornou um bem escasso? Porque é que as pessoas cuja vida é cinzenta, ou não têm vida própria, se alimentam da vida dos outros, estão sempre à espreita do mínimo deslize, da mínima dica, para construírem uma história? Que animador que é falar da vida dos outros!! Como conseguimos fazer de conta que temos uma vida melhor que a deles, como nos sentimos bem com o mal dos outros! Isto numa época em que tudo à nossa volta fala de solidariedade, de amor ao próximo (qual próximo? Que vantagem é que isso me traz?), de caridadezinha... O verdadeiro amor ao próximo é aquele que não vem no jornal, nem aparece na TV. É respeitarmos as opiniões e opções dos outros sem lhes pedir nada em troca, é ajudarmos quando precisam de nós sem pedir nada em troca senão lealdade (lá estou eu, já é uma fixação). E é agradecermos a ajuda que nos dão sem falsas humildades e sem pensar "Como é que eu vou tramar este fulano?"
Gostaria de pensar que o meu mundo não é uma utopia. Mas os factos gritam-me aos ouvidos: "Palerma, não vês que tens de aproveitar as oportunidades? Insinua-te, faz de conta que estás interessada, finge que admiras quem não merece, porque é medíocre. Talvez assim atinjas o cume da fama, os teus 10 segundos de glória!"
Mas a glória é mesmo vã. Lá vem o Camões "Ó glória de mandar, ó vã cobiça..." Meu Deus, como os nossos poetas são actuais.
Vejo as pessoas perderem o seu sentido de dignidade, não se importarem de expor a sua intimidade, contar e divulgar (por imagens) em público coisas que são só suas, e tudo para quê? Para serem famosas por dois dias ou ganharem não sei quantos euros em não sei quantos minutos. Que náusea!!

No comments: